Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paisagismo e Ferrovia

Para o projeto de integração da paisagem urbana e natural com o trem, foram usadas somente espécies de origem Brasileira, garantindo assim, o desenvolvimento da vegetação em seu ambiente natural. 

Paineira Rosa
É uma árvore popular devido à sua beleza. Sua madeira é mole e pouco resistente, e não possui boa durabilidade. As flores apresentam tonalidades cor de rosa. Seu fruto libera uma paina de grande utilidade para preenchimento de travesseiros e pelúcias. É uma planta excelente para o paisagismo de grandes áreas devido a seu rápido crescimento. É uma árvore tropical que tolera o frio. 

Quaresmeira
De origem mineira e de outros estados próximos, suas folhas são permanentes. As flores desabrocham brancas, e com o envelhecimento, escurecem se tornando roxas. 

Ipê Amarelo
É uma espécie característica da mata atlântica brasileira. As sementes, disseminadas pelo vento, germinam com facilidade, os meses de setembro e outubro. A madeira é de boa durabilidade e muito usada para fabricação de móveis. Devido ao fato da árvore possuir uma copa não muito densa, pode ser usada próxima à fiação elétrica, sem causar danos. 

Ipê roxo
De mesma região que o ipê amarelo, o ipê roxo ocorre com mais freqüência na região da bacia do Paraná. Possui um porte maior, podendo chegar a 30m de altura. Sua propagação também se da por sementes, durante a primavera. É uma árvore de crescimento rápido sob o sol e mediano quando recebe sombra. 

Justícia
É um arbusto que pode chegar a 2m de altura. Tem um amplo uso paisagístico devido à sua floração significativa, que acontece mesmo em áreas sombreadas, onde a maioria dos arbustos não floresce. Pode ser cultivada em vasos e em varandas interiores. Seu crescimento é rápido e a floração pode ocorrer durante todo o ano, concentrando-se, principalmente na primavera e verão. 

Camarão Rosa
É uma herbácea de aproximadamente 40cm de altura. Suas flores são do tipo espiga, arroxeadas com brácteas vermelhas, o que as confere uma combinação interessante. É uma planta sensível ao frio, o que restringe seu uso na região sul do país. Para o paisagismo, produz um efeito interessante, já que forma um contraste chamativo entre a flor e as folhas, se tornando um acréscimo interessante para os projetos paisagísticos. 

Dente de leão
Seu crescimento se dá à meia sombra. De clima tropical úmido, tem em média 5m de altura. As flores são amarelas ou alaranjadas e folhas permanentes. Floresce o ano todo, porém, com maior intensidade entre julho e setembro. 

Afelandra
Também é muito usada para o paisagismo em áreas internas. Seu cultivo deve ocorrer à meia sombra, em ambiente drenado. Em regiões tropicais, pode ser cultivada diretamente em áreas externas formando belos jardins. 

Boungavílea
É uma trepadeira de médio a grande porte, de tamanho variável e muitos ramos. De origem brasileira, é cultivada no mundo inteiro, devido à sua inflorescência colorida. As flores são pequenas, envolvidas por brácteas, que podem ser de várias cores. Para o bom desempenho, deve ser cultivada sob o sol em solo drenado. Pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. 











Paisagismo em áreas de inundação
As plantas abaixo são espécies usadas principalmente em solos encharcados. Por isso, foi usada no projeto para plantio em áreas de inundação periódica e beira de rios. 

Mureré
É uma herbácea de regiões alagadas, habitante natural de margem de rios, principalmente no norte e nordeste brasileiro. Apresenta flores delicadas. Em épocas de cheia, é possível que suas raízes de desprendam do solo, tornando-se uma planta flutuante. Ideal para o cultivo na beira de lagos, córregos, terrenos baixos e encharcados, como várzeas. 

Jurema Rosa
É um arbusto que possui folhas verde-prateadas. As flores são felpudas e de coloração rosada. De crescimento rápido, atinge no primeiro ano 2 a 4m de altura. Pode ser plantada isolada ou em grupos, garantindo contraste com outras plantas em um jardim. É ideal que ela seja cultivada em sob o sol. Adapta-se melhor a solos úmidos, como planta palustre. 

Ruélia Azul
É uma herbácea decorativa, de folhagem verde escura. As flores azuladas podem ser brancas, róseas, ou azuladas. É uma das poucas plantas floríferas ideal para o plantio nas margens de lagos e tanques, podendo ser usada também nas varandas e sacadas, dentro de vasos. É bastante tolerante a encharcamentos e também tolera períodos de estiagem. 

Corticeira
É uma arvore que germina em terrenos úmidos, em uma faixa do país que engloba desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul. Também tolera ambientes drenados, o que permite lhe dar um uso diversificado para o paisagismo. O caule, folha e flores permitem belo arranjos, além de abrigar plantas epífitas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário