“Compreender este processo de formação da vila de São João Del-Rei é um instrumento fundamental para se poder intervir nos espaços urbanos na atualidade.” (Plano para o desenvolvimento turístico de São João Del Rei)
O arraial Nossa Senhora do Pilar, posterior vila de São João Del-Rei, surgiu na região onde o ouro era mais abundante. Nesse local, começou a ser formado um espaço urbano, em conjunto com os núcleos de mineração. Os caminhos mais usados e a topografia local deram início à formação de ruas.
Já nos séculos XVIII e XIX, a vila mostrava uma distribuição organizada em alguns aspectos, o que nos mostra a preocupação da coroa em buscar organização e conforto nas ruas principais da pequena vila. Os lotes eram estreitos e fundos e, quando a quadra era muito longa, era comum a existência de becos que permitiam a passagem de pedestres e também o escoamento das águas.
Nessa época, a vila de São João Del-Rei passava por momentos de organização. Sua ocupação era regida por leis e editais, que definiam as maneiras de apropriação do espaço. Havia orientações para a abertura de ruas regulares e mais largas, porém, a topografia local impedia que a legislação fosse totalmente cumprida. Até então, a preocupação maior era com a disposição das ruas e áreas públicas. O cuidado com a testada do lote era obrigatório. Dessa maneira, as áreas públicas da futura cidade, ficavam apresentáveis aos transeuntes.
No fim do século XX, ocorre uma mudança na estrutura econômica, modificando também os hábitos e, conseqüentemente, a arquitetura da cidade. Com a construção das estradas de ferro, São João Del-Rei sofre um grande impulso comercial. As moradias passam a ter melhor acabamento, ganhando água encanada e esgotamento sanitário, iluminação pública e fechamento ou alargamento dos becos, o que gera grande melhoria na qualidade de vida, dos moradores. Porém, mesmo diante desses acontecimentos, a cidade conservou os caminhos anteriores que deram origem à vila de São João Del-Rei.
Em muitas cidades brasileiras o planejamento urbano se deu pela destruição e reconstrução de novos centros, o que não ocorreu em São João Del-Rei devido ao tombamento do centro histórico. Ainda assim, acontece na cidade um certo descaso com a arquitetura do início do século XX, que não era vista como a representação de uma época ou resultado de desenvolvimento econômico. Dessa forma, a maioria dessas construções foi substituída por edifícios ditos modernistas.
Com o passar dos tempos, o comércio buscou áreas mais planas, se instalando na atual avenida Tancredo Neves, onde permanece em grande parte, até os dias de hoje.
Referências para a produção deste texto: Plano para o desenvolvimento de turístico de São João Del Rei, São João Del Rei – Formação Urbana p17-26
Nenhum comentário:
Postar um comentário