A alvenaria aparente, necessita de um cuidado especial em sua conservação, já que, por não possuírem argamassas ou revestimento para protegê-las, estarão mais vulneráveis às ações do tempo e às condições do ambiente.
Geralmente, as patologias ocorrem devido a um alto teor de umidade no ambiente. A água penetra nos poros da alvenaria, gerando o surgimento de manchas, fungos e deteriorando pinturas e revestimentos. Geralmente ocorrem com maior freqüência em paredes externas, onde os ventos exercem pressões facilitando a entrada de água no interior do edifício por capilaridade.
Para alvenarias em tijolo maciço, foram pesquisadas duas soluções:
1 – Hidrofugante
O hidrofugante não altera a aparência do material a que será aplicado. Possui boa penetração e ótima resistência às intempéries e fácil manutenção, geralmente, a cada cinco anos.
Para aplicação, é recomendado que a superfície esteja seca ou úmida. Outra característica importante é que o hidrofugante é permeável a vapores.
2 – Verniz acrílico
O verniz altera a aparência da superfície em que será aplicado, conferindo à mesma um acabamento brilhante e um leve escurecimento. Possui boa durabilidade, e resistência às intempéries, devendo ser aplicado novamente a cerca de três anos depois da ultima aplicação, em superfície limpa e seca. Possui baixa permeabilidade a vapores.
Referências para a produção deste texto:
Tratamento de fachadas de concreto e alvenaria aparente. Documento em PDF, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário