Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Águas Servidas: Reúso

As águas servidas podem ser classificadas como águas cinzas e águas negras, diferenciando-se por sua composição. Geralmente são provenientes de lavatórios de banheiro, chuveiros e banheiras e são ricas em sabões dissolvidos. As águas negras, por sua vez, são provenientes de pias de cozinha e vasos sanitários, ricas em matéria orgânica e bactérias e gorduras.
No Brasil, as campanhas de reuso de águas geralmente abordam a questão do desperdício, já que o país é abundante em água potável. O reuso consiste no reaproveitamento das águas para outras atividades a fim de reduzir o consumo de água potável, diminuindo também o volume que é lançado nas redes de esgoto.
para reuso em residências são mais indicadas as águas cinzas, devido a seus índices menores índices de matéria orgânica e bactérias. Com o lançamento apenas de águas negras na rede de esgoto, o volume total a ser tratado é menor, utilizando conseqüentemente, menor quantidade de energia.
A água reutilizada pode ser usada na irrigação de jardins, vaso sanitário ou lavagens de pátios e pisos. Para o reuso, requer tratamentos diferentes, como filtragens e esterilização, devendo tomar o cuidado para não usá-las em áreas em que haja contato direto com seres humanos, deixando para usar preferencialmente em garagens, áreas de acesso de automóveis, etc.
Para se fazer o reuso de águas cinzas, deve-se primeiramente separar a rede de esgoto entre águas cinzas e negras, conduzindo a tubulação de águas cinzas a um sistema de tratamento que deve conter as seguintes etapas:
1- Retenção de sólidos
2- Retenção de óleos e gorduras
3- Retirada de matéria orgânica por reação aeróbica
4- Retirada de lodo orgânico por decantação
5- Filtragem com areia
6- Filtragem em filtro de carvão ativado
A água tratada pode ser utilizada na irrigação de jardins por meios subterrâneos ou gotejamento, ou micro aspersão, de modo que não haja contato humano com a água.
O Brasil ainda é carente de normas relacionadas ao reuso de águas servidas, porém, alguns parâmetros da NBR 13969 são usados para instalação de sistemas de tratamento.

ÁGUAS SERVIDAS COMO FONTE DE ENERGIA E MATÉRIA-PRIMA

As águas servidas são vistas, normalmente, como algo desagradável e perigoso cujo destino é único, o esgoto, mas ela podes ser uma fonte de matéria-prima valiosa e de energia capaz de beneficiar principalmente os países pobres.
Nas últimas décadas, as tecnologias de tratamento desse tipo de água, com intuito de remover componentes que causam danos à saúde vêm se tornando cada vez mais eficientes. O pesquisador Jules van Lier da universidade holandesa de Delft diz que com exames aprofundados é fácil perceber a riquesa de matérias-primas contidas na água a partir de atividades econômicas ou domésticas.
Segundo o pesquisador uma forma de tratar o esgoto é a partir de plantas e que elas podem se transformar no tipo de reprocessamento com a finalidade de produzir água adequada para o reúso tornando possível através dessas plantas a recuperação de fertizantes e a conversão da poluição orgânica em energia.
As plantas industriais para o tratamento de esgotos poderiam atuar na chamada ferti-irrigação da agricultura em área secas, irrigando e fertilizando as plantações dando assim, um destino mais adequado para as águas servidas que contém dissolvidos nas mesmas muitos nutrientes. Essas áreas agrícolas também funcionariam como um filtro para purificar a água na hora dda sua reinserção no meio ambiente.
Ainda há um longo caminho até que as águas servidas sejam totalmente recicladas, para isso é preciso começar a atuação pelas cidades menos desenvolvidas evitando que elas adotem o método tradicional de descarte das águas servidas, em vez disso a própria cidade e os cinturões verdes do seu entorno pode criar sistemas de reciclagem das águas servidas.


Referências para a produção desta pesquisa:
http://www.cprata.com.br/ecofossa.html#
http://www.watercasa.org/pubs/Graywater%20Guidelines.pdf
http://www.casaautonoma.com.br/aguascinzas/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=63
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aguas-servidas-fonte-importante-energia-materias-primas

Nenhum comentário:

Postar um comentário