Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Antigo X Contemporâneo

Casa Bandeirista




A casa bandeirista é um exemplo interessante de intervenção no patrimônio. Localizada na Fazenda São José do Manso, em Ouro Preto, mostra a influência paulista, trazida para o interior mineiro. Foi Construída no século XVIII, entre os anos de 1706 e 1708, com a finalidade de fiscalizar as minas de ouro e cobrar o quinto. Em 1932 foi adquirida por um grande produtor de chá, que exportava o produto para a alemanha. Em 1948, o imóvel foi tombado pelo IEPHA - MG, quando passou pela primeira reforma.


Após essa data, sofreu diversas modificações de uso e foi restaurada no ano de 1998 pelos arquitetos Carlos Alberto Maciel, Danilo Matoso, Flávio Carsalade e Paulo Lopes.




A última intervenção valeu-se de elementos contemporâneos como aço e vidro, usados no interior da casa. Foi criada uma estrutura de aço independente das paredes antigas. O vidro é usado como divisória no interior da edificação, que hoje se tornou um museu da história do local e abriga objetos utilizados anteriormente.


Do lado de fora, a aparência foi mantida, gerando grande contraste entre interior e exterior, antigo e contemporâneo, o que valoriza o local e atrai a atenção dos visitantes.





*Fotos retiradas dos sites: ouropreto.org.br, viagensgeraes.com.br, panoramio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário