Potencialidade: A rodoviária velha e o entorno tem um potencial de movimentação que ora se dá pela proximidade com o centro, ora pelo ponto final ser lá. Então seria um local, se melhor aproveitado, que possibilitaria um bom espaço para o comércio.
Diferenciadores do comportamento:
Dos usuários: A movimentação dada pelo jogo de baralho dos aposentados, somado à venda de churrasquinho causa um afastamento de outros tipos de público, que se incomodam com o ruído e a fumaça, estes fatores juntamente com espacialidade do local descrita como sujo, com grande poluição visual faz com que muitas pessoas evitem passar por lá.
Outro fator colocado em questão é do caos do transito na região, há riscos de atropelamento de acidentes e o barulho provocado por buzinas, motores.
O comportamento influenciado pelo espaço:
O espaço determina o uso, neste caso por conta do local oferecer sombra e assentos e uma acessibilidade grande, ajuntam-se durante o dia várias pessoas, na maioria homens da terceira idade para jogarem baralho.
Já no período noturno ausência de circulação do ônibus e de pessoas à noite favorecem a apropriação do espaço por marginais e moradores de rua. É um espaço sem lei, sem vigilância ficando propenso ao vandalismo, entre outras coisas.
Virtualidade: o que era para ser um terminal turístico e ponto final de ônibus se transformou se comparado à proporção e maneira de uso, em um “boteco”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário